Imagina que coisa mais chata você cuidar da sua orquídea o ano inteiro com a promessa daquela linda flor, então ela cria uma haste, cria botoes, e depois acaba abortando os botoes, que pesadelo, não?
Poucos sabem ou imaginam, mas esse é um mecanismo de defesa da planta. Quando sua planta está lá com seus botoes e seu meio externo sofre alguma alteração, ela se sente ameaçada e “joga fora” tudo o que não é necessário, feito quando uma lagartixa larga a calda.
Aqui vão algumas dicas para evitar que isso aconteça:
- No período de floração, não troque sua planta de vaso;
- Evite ficar tocando a planta, a haste e os botoes;
- Não mude ela para um ambiente com condições brutalmente diferentes que o anterior;
- Certifique-se de que sua planta está em um ambiente onde as mudanças de temperatura não são agressivas. Se sua planta fica na varanda de casa, e a região aonde você mora amanhece com 5 °C e a tarde já estão em 25 ou até 30 °C, a planta já pode interpretar isso como uma situação de risco e ativar seus mecanismos de defesa;
- Proteja sua planta das mudanças de estação e dos consequentes ventos. Se este for o caso, coloque sua planta em um ambiente onde a corrente de vento não irá atingi-lá, assim a planta não sentirá as mudanças no clima;
- E por ultimo: mantenha sua planta sempre adubada para que ela cresça sempre forte e na época de floração, você terá uma orquídea com flores maravilhosas.
Espero que essas dicas resolvam seus problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário