ORQUÍDEAS VANDA - A FABULOSA - Como Cultivar Orquídeas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

ORQUÍDEAS VANDA - A FABULOSA

Orquideas Vanda

As Orquídeas Vandas são em sua maioria epífitas, plantas que se apoiam no tronco das árvores em seu habitat natural, mas algumas são litófitas, plantadas na terra.
Suas flores assumem diferentes formatos e as cores também são bastante diversificadas, passando pelo amarelo, rosa, marrom, azul, vermelho e vinho.
As Orquídeas Vandas são originárias da Ásia oriental, sendo encontradas na região que passa pelas montanhas do Himalaia, passando pela Índia, pelas Filipinas, pelo sul da China até chegar no norte da Austrália.
Na natureza elas sobrevivem abaixo da copa das grandes árvores das florestas úmidas, bem próximas ao chão e protegidas da luz solar direta. Gostam de luz, calor e umidade, mas não se adaptam em locais com luz direta.
As Vandas também são encontradas em regiões pantanosas como os mangues, onde a umidade do ar mesmo é muito alta por causa da água em volta, mesmo na ausência de chuva.

Suas
 raízes crescem em grande quantidade na parte de baixo da planta, servindo como captadoras de umidade e alimento, bem como para sua fixação.
Com suas raízes nuas, a Vanda cultivada em casa depende de um ambiente adequado para florescer: calor, muita luz indireta, ventilação (circulação do ar), água e muita umidade.

CULTIVANDO VANDAS EM CASA

Como é uma planta que depende totalmente do ambiente para sobreviver, quando cultivada em casa a Vanda exige adubação e regas mais frequentes.
Em temperaturas inferiores a 15ºC, podem entrar em estado de repouso ou estagnação por vários meses, ou seja, não vão crescer e nem dar flores, e abaixo dos 10ºC o risco de debilitar a planta é muito grande.
Orquideas Vanda

As Vandas adoram água, elas devem ser regadas abundantemente, de preferência todos os dias.
A rega ideal é no início da manhã para dar à planta tempo de secar até que os raios solares aumentem de intensidade. Em média, em duas horas estarão secas.
Você poderá molhar suas Vandas uma segunda vez no final da tarde, principalmente no verão.
Nunca molhe as plantas quando as folhas estiverem quentes pela incidência de luz solar, pois o choque térmico pode causar pequenas lesões que servem de porta de entrada para doenças.
Se precisar molhar durante o dia, espere uma nuvem cobrir o sol por cerca de 10 minutos para que a planta esfrie. Pode molhar o chão quente também, a água que dele evapora deixa o ambiente úmido, o que é extremamente benéfico para as Vandas.
A rega da Vanda deve ser feita com borrifador, mangueira ou aspersor sempre em forma de névoa e molhando abundantemente as raízes.

ADUBAÇÃO

Não há uma regra única de adubação das Vandas. Alguns adubam semanalmente com o dobro da dose recomendada, outros adubam duas vezes com a dose correta e outros adubam de forma homeopática, incluindo o adubo na água da rega. O mais importante é saber que a Vanda gosta de clima quente e não suporta temperaturas muito baixas.
Orquideas Vanda

A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NAS ORQUÍDEAS VANDAS

Em regiões frias, não molhe a planta se a temperatura estiver abaixo de 12°C. Se o frio permanecer por semanas, estabeleça um ritmo de uma rega a cada dois dias sempre pela manhã.
As folhas não devem ser molhadas sempre e da metade da planta para cima não é aconselhável molhar nunca. Essa é a parte onde a planta cresce emitindo sempre uma nova folha e a água que costuma ficar parada nessa região cria um risco de um ataque de fungos ou bactérias além de cochonilhas.
Dependendo dos cuidados, as Vandas podem florescer até 4 vezes ao ano.

DECORANDO COM VANDAS

Esteticamente lindas, as orquídeas Vandas se prestam para inúmeros arranjos decorativos, seja em vidros, suspensas ou presas em suportes de troncos nos jardins.

Leia Também:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário